quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Coja, Beira Baixa, Portugal

Pelourinho de puro estilo manuelino. Coluna composta por uma base hexagonal em dois planos, com fuste prismático, hexagonal e capitel decorado com folhas de acanto estilizadas. O monumento é rematado por uma pinha de expressão vegetalista.









Casa da Praça 


Capela de Stº António 

Da segunda metade de setecentos. Bem guarnecida de cantarias, principalmente nos cunhais e nas empenas, é de vergas curvas e cimalha na porta e postigos. O retábulo, do século XVIII, alberga as esculturas de Santo António, um Santo Bispo e uma Santa Mártir.



Capela da Casa do Prior Costa 

Capela particular situada frente à de Santo António. O seu interesse reside numa escultura de calcário, da Virgem com o Menino, do século XV (exemplar notável da estatutária quatrocentista).
Fonte:"Concelho de Arganil, história e arte" de Regina Anacleto


Igreja Matriz de Coja
A Igreja Matriz de Coja é um templo consagrado a S. Miguel Arcanjo. Apresenta linhas arquitetónicas setecentistas, embora ulteriores reformas oitocentistas a tenham descaracterizado. A conclusão da capela-mor apenas foi realizada no ano de 1881.




Igreja Matriz 


Piódão

A aldeia de Piódão situa-se numa encosta da Serra do Açor. As habitações possuem as tradicionais paredes de xisto, telhados cobertos com lajes e portas e janelas de madeira pintadas de azul. 
O aspecto que a luz artificial lhe confere, durante a noite, conjugada pela disposição das casas, fez com que recebesse a denominação de aldeia presépio.


 Vista geral 

Igreja Matriz











Casas típicas